INÍCIO > NOTÍCIAS

Uso da robótica na automação industrial

Tendo em vista que a automação industrial consiste em um conjunto de técnicas que se utiliza de dispositivos mecânicos ou eletro-eletrônicos para controlar equipamentos em determinadas máquinas com o principal objetivo de aumentar o desempenho e, em consequência, a produtividade industrial; nesse artigo, iremos falar sobre a robótica uma das principais responsáveis por viabilizar esse processo.


Os equipamentos utilizados na área da robótica têm como característica substituir procedimentos humanos ou efetuar ações em que o ser humano é incapaz de realizar. Como exemplos, podemos citar: computadores, controladores lógicos programáveis, robôs, atuadores e manipuladores.


O que é robótica?

O termo robô, surgiu em uma peça de teatro tcheca nomeada "R.U.R". O termo "robota" significa trabalho escravo. Na peça, os "robotes" eram obrigados a se submeterem a uma série de trabalhos forçados para satisfazerem o desejo dos homens.

Já o termo robótica surgiu inicialmente pelo profeta da tecnologia, o escritor Isaac Asimov, responsável por introduzir o tema na indústria.


Os diferentes tipos de uso da robótica na automação industrial

A utilização da robótica na automação industrial pode ser dividida em três tipos:


- Automação fixa

Com o intuito de reduzir os custos quando o volume de produção é elevado, a automação fixa utiliza-se de equipamentos projetados para a produção em alta velocidade, baixa, ou nenhuma etapa.

A automação fixa é uma operação de risco, pois, foi projetada personalizada para uma determinada produção. Assim, se a produção não for igual à demanda esperada, torna-se inutilizável.


- Automação programável

Com uma flexibilidade maior de adaptação às diversas formas de produção, a automação programável é utilizada quando o volume de produção é baixo, podendo ser orientada e programada de acordo com uma necessidade específica de produção.


- Automação flexível

Com características da automação fixa e programável, a automação flexível é utilizada para volumes médios de produção, ela utiliza uma série de etapas do processo em conexão com outros equipamentos de instrumentação industrial. A produção é controlada por um computador central, favorecendo a execução de diversos processos ao mesmo tempo.


Fique bem informado com notícias sobre automação, industrial, encoders e robótica. Todas as semanas novos artigos em nosso blog.

SPTech.webp