top of page

Tipos de Automação Industrial


Tipos de Automação Industrial

Automação Fixa


Caracterizado pela rigidez da configuração do equipamento, é muito utilizado do ponto de vista econômico quando se pretende realizar grande quantidade de produção. Exemplo: linhas de montagem, como automóveis, máquinas e etc.


Automação Programável


O equipamento é montado com a capacidade de se ajustar a alterações da sequência de produção quando é necessário alterar o produto final. A sequência de operações é controlada por um programa, sendo assim, para cada novo produto terá que ser realizado um novo programa.


No final da produção de um lote, o sistema é reprogramado. Os elementos físicos envolvidos como, por exemplo, ferramentas de corte e parâmetros de trabalho das máquinas e ferramentas, devem ser reajustados.


Automação Flexível


É uma extensão da automação programável. A definição exata desta forma de automação está em estudo, pois os níveis de decisão que envolve podem incluir toda a organização geral da produção. Um sistema flexível de produção é capaz de produzir uma determinada variedade de produtos sem perda significativa de tempo de produção para ajustamentos entre tipos diferentes. Assim, o sistema pode produzir várias combinações de produtos sem necessidade de os organizar em lotes separados.


Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre Engenharia e Automação Industrial!

bottom of page