top of page

Série profissões: Como tornar-se um profissional da automação industrial

Desta vez iremos falar sobre como tornar-se um profissional reconhecido na área de automação industrial; como escolher o curso ideal, a universidade mais adequada entre outras informações.


O que faz um profissional da automação industrial?

O profissional irá trabalhar na execução de projetos, robótica, sistemas de integração, redes industriais, gerenciamento de projetos e/ou acompanhamento do desempenho de um equipamento.


Cuidando da manutenção e desenvolvimento de sistemas digitais, por exemplo, o profissional da automação industrial pode atuar em um leque de setores como, por exemplo:


Petroquímica

Indústrias de alimentos e bebidas

Indústria de papel e celulose

Indústria farmacêutica

Siderurgias


Além disso, o profissional que trabalha com automação industrial pode também executar tarefas como: desenvolvimento de produtos de eletrônica, instrumentação, operação, monitoramento e controle de processos industriais.


Um dos principais objetivos do profissional da área é melhorar o processo da relação homem-máquina, reduzindo os custos dos processos industriais e aumentando a produtividade.


Como se preparar?

Assim como em toda área profissional, o indivíduo interessado em seguir carreira na área de automação industrial deve procurar instituições reconhecidas e, solicitar indicações de profissionais que já atuam na área.


Cursos de qualificação profissionalizante é uma ótima opção para quem está iniciando e, cursos de graduação são indicados para quem quer se estabelecer na área.

Além disso, manter-se atualizado é fundamental. Há diversos sites e livros com informações da área, assim como bons roteiros de estudos para deixa-lo sempre bem informado.


Mercado de trabalho na automação industrial

O cenário da automação é uma área em plena expansão, afinal os processos industriais buscam sempre redução de custos e aumento na produtividade. Segundo especialistas, estamos passando por um período de aquecimento para os próximos anos, o coordenador do curso de Automação Industrial da Ulbra, Luis Fernando Espinosa Cocian, por exemplo, acredita: “O cenário é positivo, pois as indústrias precisam constantemente rever suas tecnologias para não perder competitividade.


E isso abre oportunidades para o tecnólogo em várias frentes, sobretudo na instalação e na manutenção das máquinas e equipamentos”.


A indústria do segmento de máquinas e equipamentos de automóveis está em busca constante por profissionais qualificados, da mesma forma se encontram as indústrias químicas, alimentícias, farmacêuticas e os setores petroquímico e agrícola.


Regiões do Brasil e perspectivas de trabalho

Estaleiros e refinarias na região Norte e Nordeste oferecem vagas para o setor, mas, mesmo assim, as melhores ofertas se encontram nas grandes empresas da região Sul e Sudeste.


Salário

O salario inicial pode chegar a R$ 4.000,00 dependendo do segmento industrial.


Curso sobre automação industrial

O profissional que deseja seguir carreira precisa ter gosto e aptidões para Ciências Exatas, afinal grande parte do curso utiliza matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática.


O curso tecnólogo ou superior possui uma duração média de 3 anos e, muitas vezes é dividido em aulas de automação, controle e práticas de laboratório para aumentar a produção de máquinas.


O aluno aprenderá também inglês técnico para pesquisas, utilizações de manuais, expressões e boa comunicação.


Para obtenção do diploma, certas escolas exigem estágios supervisionados, trabalho de conclusão de curso supervisionado por uma banca de professores, entre outras atividades extracurriculares.


As divisões da automação industrial

O interessado pode optar por cursar em algumas dessas áreas:

Automação Comercial

Desenvolver sistemas de segurança, de automação e de gerenciamento de dados voltados para o comércio e para bancos.

Automação Industrial

Planejar, supervisionar e instalar sistemas de automação, como sensores, redes industriais e controles de temperatura e pressão. Projetar, instalar e administrar redes de computadores e operar softwares de automação.

Mecatrônica Industrial

Projetar, instalar e operar equipamentos que mesclam mecânica e eletrônica, como braços mecânicos automatizados e robôs inteligentes.


Neste artigo falamos sobre como se tornar um profissional na automação industrial. Consulte sempre nosso Blog e fique bem informado com notícias sobre automação, industrial, encoders e robótica.

bottom of page