INÍCIO > NOTÍCIAS

Falando sobre Controladores lógicos programáveis

Neste artigo nós vamos falar sobre controladores programáveis lógicos, que são de extrema importância para aplicações industriais.


Definição


Controlador programável lógico, ou apenas controlador programável, também é conhecido por siglas como CLP, CP ou PLC - abreviação inglesa para Programmable Logic Controller.

Trata-se de um computador específico com dispositivos digitais e softwares compatíveis para aplicações industriais com a finalidade de controlar e otimizar processos de forma fácil e prática.


Origem dos controladores programáveis


O produto originou-se na década de 60 em uma ramificação da General Motors com a intenção de substituir painéis utilizados no setor automobilístico. Executando lógicas convencionais e sequenciais, a ideia inicial do CLP era ser um equipamento que apresentasse funções mais acessíveis como facilidade de programação, manutenção, confiabilidade, que pudesse utilizar pouca memória e oferecesse um preço mais baixo. Atualmente, esta tecnologia passou por diversas modificações como veremos abaixo.


Importância do CLP para a indústria


Os controladores programáveis lógicos passaram por muitas mudanças para se adaptarem às diversas exigências do mercado até se tornarem hoje, um dos principais responsáveis por um processo de automação industrial.


Os recursos de operação baseiam-se em programas que armazenam as memórias previamente, por meio de diferentes tipos de sensores, controladores, indicadores, botoeiras, etc, fornecendo sinais de saída compatíveis com o acionamento de atuadores como motores elétricos e válvulas.


Além disso, devido ao aumento da capacidade de processamento, alguns recursos utilizados em computadores podem ser aplicados no CLP, como por exemplo, lógicas Fuzzy, algoritmos e até servidores web.


Características de um CLP


Os controladores programáveis lógicos possuem características específicas como: alta confiabilidade; capacidade de programação; imunidade a ruídos e interferências; isolação elétrica de entradas e saídas; detecção de falhas e auto diagnose; modularidade e expansão de E/S; operação em condições ambientais severas; capacidade de execução em tempo real; segurança intrínseca (atmosfera explosiva), entre outros.


Utilização do CLP


Os controladores programáveis lógicos podem ser utilizados na maioria dos setores industriais com demanda de automação de processos ou máquinas, exigindo credibilidade e confiança como, por exemplo, controle turbo de máquinas, processos químicos, motores elétricos e bombas, linhas de montagem e acionamento elétricos em geral.


Com o avanço da tecnologia, e exigências das indústrias, o CLP é visto cada vez mais como item essencial no controle de sistemas automatizados, aumentando a velocidade e produtividade nos processos industriais.


Consulte sempre nosso blog e fique bem informado com notícias sobre automação, industrial, encoders e robótica.

SPTech.webp