top of page

Diferenças entre Mecatrônica e Automação Industrial

Ambas são originariamente de três áreas principais: mecânica, elétrica e computação. A diferença básica parte do conceito que enquanto a Engenharia Mecatrônica trabalha com uma base majoritariamente mecânica, a Engenharia de Controle e Automação utiliza bases elétricas focando em controle e automação.



Mecatrônica


A Mecatrônica visa a integração das tecnologias mecânica, eletrônica, computadores e ciências da informação no sentido de criar dispositivos inteligentes.


É uma tendência no desenvolvimento de produtos em automação na competição internacional dos produtos manufaturados, na natureza da engenharia e da sociedade no futuro.


A Mecatrônica influenciará diretamente na forma como o trabalho é dividido entre homens e máquinas, não apenas em fábricas, mas também em escritórios, hospitais e até mesmo na realização de trabalhos domésticos.


Os microprocessadores controlam desde sistemas simples como os de máquinas de lavar roupa até os mais complexos sistemas de produção. Sendo assim, não é possível criar um sistema mecânico sem a presença de componentes e ferramentas de informática ou de eletroeletrônica.


Simplificando, podemos dizer que a Mecatrônica trata de dispositivos que unem a eletrônica e a mecânica a fim de realizar algum tipo de tarefa de modo inteligente e automático. Falando em mecânica, temos que incluir a pneumática e a hidráulica também tratadas como eletropneumática e eletrohidráulica.


É importante observar a associação que se faz da Mecatrônica com a Robótica. Quando falamos em mecatrônica, imaginamos como principal criação desta ciência os robôs. Pode-se dizer que um primeiro produto que se popularizou como resultado da união da eletrônica com a mecatrônica foi a robótica, mas não é tudo.


Levado em conta todos os dispositivos inteligentes que temos a partir da união da eletrônica com a mecânica, vamos muito além. Derivadas da Mecatrônica, temos importantes ciências como a Robótica, Automação Industrial e Predial, Eletrônica Embarcada, outros assuntos que começam tomar notoriedade é a Inteligência Artificial e até mesmo a Biônica. Mas sobre isso falaremos em outro post.


Automação Industrial


A automação industrial iniciou-se após 1950 com o desenvolvimento da eletrônica, que permitiu o surgimento da informática e a automação das indústrias. Com a utilização de modernas técnicas de produção, uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho de seres humanos, substituindo-os na produção de bens econômicos ou mercadorias.


Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, que tem o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um algo além da mecanização, pois operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.


Exemplos de máquinas e processos que podem ser automatizados:


Processos de estamparia (moldagem de chapas ao formato desejado do veículo)

Máquinas de solda

Processos de pintura

Indústria química

Dosagem de produtos para misturas

Controle de pH

Estações de tratamento de efluentes

Indústria automobilística

Indústria de mineração

Britagem de minérios

Carregamento de vagões

Indústria de papel e celulose

Corte e descascamento de madeira

Branqueamento

Corte e embalagem

Embalagens em todas as indústrias mencionadas

Etiquetado

Agrupado

Lacrado

Ensacado


A parte mais notável da automação nos dias de hoje está ligada à robótica, mas também é utilizada nas indústrias química, petroquímicas e farmacêuticas, com o uso de transmissores de pressão, vazão, temperatura e outras variáveis necessárias para um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuido) ou CLP (Controlador Lógico Programável).


A Automação industrial visa principalmente a produtividade, qualidade e segurança em um processo.

bottom of page